segunda-feira, 3 de agosto de 2015

CHIMPANZÉS NÃO CONSEGUEM HABEAS CORPUS

Ainda não foi desta vez!


Os chimpanzés Hércules e Léo, em favor dos quais foi impetrado Habeas Corpus pela ONG Projeto de Direitos não-humanos (NHRP), tiveram seu pedido negado pelo Supremo Tribunal de Justiça  de New York.

Em 30 de julho de 2015 a Juíza Barbara Jaffe emitiu decisão de 33 páginas no habeas caso corpus impetrado em nome dos dois chimpanzés mantidos em cativeiro no laboratório da  Brook University Stony, denegando a ordem de liberdade (leia mais sobre o caso aqui).

A Juiza afirmou em sua decisão que "por enquanto", ela é obrigada a seguir a determinação anterior do tribunal de apelação do estado, no caso de outro chimpanzé, Tommy, cujo caso está agora diante do New York Court of Appeals, pendente o pedido do NHRP para posterior revisão.


Citando a decisão da New York Court of Appeals, disse "personalidade jurídica não é necessariamente sinônimo de ser humano ... Em vez disso, os parâmetros de personalidade jurídica têm sido e continuarão a ser discutidas e debatidas por teóricos legais , comentadores, e dos tribunais e não será focado na semântica ou biologia, mesmo a filosofia, mas sobre a devida repartição dos direitos sob a lei, pedindo, com efeito, que conta, sob a nossa lei ".

Em sua decisão, concordou que o PNDH tinha legitimidade para apresentar o caso em nome de um chimpanzé e rejeitou todas as barreiras processuais que o procurador-geral de Nova York tentaram colocar perante o tribunal.

Ao final, concluiu que "Os esforços para ampliar os direitos legais de chimpanzés são, portanto, compreensíveis; algum dia eles podem até ter sucesso ... Por agora, no entanto, dado o precedente ao qual estou vinculada fica desde já ordenado que a petição de um recurso de habeas corpus é negado ... "

Os representantes do NHRP disseram em nota no seu site que apelarão da decisão.

Leia aqui sobre a origem do pedido de Habeas Corpus aos chimpanzés.

Fonte: http://www.nonhumanrightsproject.org


Grande abraço

JOSÉ ROBERTO SANCHES

Leia outras postagens interessantes aqui